Abstract:
A escola está envolvida na sociedade e vice-versa, seja para aprender, para ensinar ou para aprender e ensinar onde todos os dias estamos envolvidos por ela. A escola para funcionar está envolta de uma estrutura necessária para que seja possível o tipo de educação que a sociedade busca construir. E para um desenvolvimento concreto dessa escola é necessário que haja um projeto político pedagógico que atenda as demandas do seu público. Uma proposta de gestão democrática e participativa expressa um movimento na qual as atividades são pensadas, com intenção clara e definida, devendo resultar de decisões desenvolvidas coletivamente. O presente trabalho aborda uma análise do projeto político pedagógico do Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO/IFMA Campus São Luís, Maracanã buscando identificar que modelo de gestão foi adotado no processo de ensino-aprendizagem quando de sua concepção. Para tanto, utilizou-se das teorias de gestão escolar, conceitos de pesquisadores e autores como referência e de um estudo de caso como forma de pesquisa. A partir dos resultados obtidos neste estudo, pode-se concluir, em princípio, que a instituição estudada adota formalmente o modelo democrático de gestão.