Abstract:
As disciplinas de Ciências Exatas têm grande importância no cotidiano das pessoas, por outro
lado, alunos, professores e pais queixam-se sobre as dificuldades que muitos estudantes têm
em relação à compreensão e aprendizagem dessas disciplinas, o que pode ocorrer por
múltiplos fatores, entre eles a desmotivação, material didático de baixa qualidade, além das
condições de trabalho e salários dos professores. O presente trabalho trata-se de uma revisão
de literatura sobre as dificuldades no processo ensino-aprendizagem das Ciências Exatas,
onde foram pesquisadas publicações de 2011 a 2016 no Banco de Dados da Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na biblioteca eletrônica SciELO, com as
expressões “Dificuldades nas Ciências Exatas”, “Ensino das Ciências Exatas”, “Ciências
Exatas e Alunos” e “Ciências Exatas e Professores” para a busca dos trabalhos. Após a
avaliação e classificação, 15 trabalhos foram selecionados para a elaboração deste artigo, que
é composto por três capítulos: dificuldades relacionadas aos alunos na aprendizagem das
Ciências Exatas, dificuldades relacionadas aos professores no ensino das Ciências Exatas e
possíveis soluções para as dificuldades no processo ensino-aprendizagem das Ciências Exatas.
Constata-se que inúmeros são os problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem
das Ciências Exatas na educação brasileira e que diversos setores sociais têm sua parcela de
contribuição neste panorama. Para que ocorra a mudança dessa situação são necessárias
transformações significativas, que vão desde a melhoria do espaço físico escolar até a
reformulação das práticas pedagógicas, a fim de que cada esfera cumpra com sua
responsabilidade para um ensino de Ciências Exatas de qualidade em todos os níveis de
aprendizagem.