Abstract:
Marketing: ferramenta para identificação e satisfação das necessidades e desejos dos consumidores através de oferta que valorize o cliente/consumidor. Observa-se que devido as constantes mudanças no mercado as empresas desenvolvem estratégias de marketing inovadoras e proativas para obterem diferenciação e vantagens competitivas. Constata-se que o marketing verde é uma importante ferramenta estratégica para alcance de diferenciação, obtenção de uma boa imagem junto aos consumidores através de práticas ecologicamente corretas e redução de custos operacionais em consequência da economia de insumos e energia. Objetiva-se no presente estudo analisar a importância do marketing verde como vantagem competitiva em uma organização e como objetivos específicos apontar o Marketing Verde como vantagem competitiva. Busca-se ainda compreender como o Marketing Verde valoriza a imagem da empresa perante os clientes. Demonstra-se que a adoção do Marketing Verde independe do tamanho da organização. Analisa-se a possibilidade de utilização do Marketing Verde como ferramenta simples e eficaz na gestão ambiental da organização. Constata-se a importância do tema, com base em fontes bibliográficas, livros, artigos, sítios e revistas. Conclui-se que o marketing verde é diferencial competitivo nas organizações a partir das vantagens que proporciona pela valorização da imagem da organização.