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Há algum tempo, pouco se tinha conhecimento sobre os riscos de uma intervenção dentro
de uma instituição de saúde, logo, oferecer serviços de saúde não abrangia avaliação de
riscos; era uma ação livre de risco, que desempenhava a procura da saúde e da
qualidade de vida. Em face da co-responsabilidade que as operadoras de planos de
saúde têm em proporcionar serviços de saúde de qualidade (Lei 9659/98), criou-se a
obrigação de auditar as instituições de saúde com enfoque na qualidade dos métodos
funcionais e estrutura física. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo
de auditoria como garantia da finalidade do atendimento pelos planos de saúde,
considerando a literatura especializada. Observa-se que os principais aspectos que
influenciam para se ter uma auditoria de qualidade é seu processo envolvendo todas as
partes da organização; a evolução da auditoria; como funciona a auditoria em saúde e
todas as suas etapas e funções e especificando a auditoria antes punitiva e hoje
posicionada de forma educativa e preventiva; oferece mais segurança aos gestores,
reduzindo as inconsistências e falhas nos registros das empresas prestadoras de serviço
de saúde. Diante de todos os aspectos citados e descritos no decorrer desse trabalho,
foi esclarecido que a auditoria hospitalar é uma ferramenta indispensável à conduta de
controle gerencial, devendo ao hospital utilizá-la para prevenir possíveis fraudes,
incidência de erros que impactam negativamente no faturamento e, principalmente, na
qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes. |
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