DSpace Repository

TECENDO A “COLCHA” DAS CULTURAS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO MARANHÃO

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, ANA PAULA SILVA
dc.date.accessioned 2023-06-23T18:16:38Z
dc.date.available 2023-06-23T18:16:38Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2061
dc.description.abstract Este artigo aborda sobre o primeiro curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, refletindo acerca das interculturalidades da educação superior garantida aos povos indígenas e como eles a operacionalizam dentro das aldeias. Para tanto, foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o povo indígena Tentehar/Guajajara, bem como, sobre as experiências de licenciaturas interculturais para professores indígenas no país. Além disso, realizamos pesquisa de campo, utilizando entrevistas semiestruturas, conversas informais, entrevistas com os/as mais velhos/velhas das aldeias e observação participante. Ao considerarmos o contexto de lutas e batalhas travadas no campo político e social, a resistência cultural e étnica dos povos indígenas do Maranhão ganha novos horizontes, uma vez que por meio do acesso à educação superior os indígenas podem se apropriar dos conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, e desse modo, repercutir em melhorias no cotidiano das comunidades indígenas do Brasil. pt_BR
dc.subject Educação Intercultural pt_BR
dc.subject Formação de Professores Indígenas pt_BR
dc.title TECENDO A “COLCHA” DAS CULTURAS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO MARANHÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account