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GESTÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA

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dc.contributor.author ALMEIDA, JOALISSON DUTRA
dc.date.accessioned 2023-06-23T18:35:17Z
dc.date.available 2023-06-23T18:35:17Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2072
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso, objetiva refletir a questão da atuação do gestor numa escola democrática participativa. Falar em Gestão Democrática nos remete, portanto, quase que imediatamente a pensar em autonomia e participação. Pensar em gestão democrática participativa é pensar no fruto que a mobiliza. Faz-se necessário pensar também nos trabalhadores da educação e nos demais profissionais envolvidos no processo das continuidades escolares. Isto implica na luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, pela implantação de dinâmicas de organização e gestão escolar baseadas em processos que favoreçam a participação coletiva na tomada de decisões. Sendo assim, é importante assimilar o pensamento de alguns autores sobre o conceito de gestão, gestão da educação e administração educacional funciona ora como sinônimos, ora como termos distintos. Algumas vezes, a gestão é apresentada como um processo dentro da ação administrativa, outras vezes apresenta-se como sinônimo de gerência numa conotação neotecnicista dessa prática, ou seja, outros momentos gestão aparecem como uma nova alternativa para o processo político-administrativo de educação. A gestão escolar surge nas mudanças dos paradigmas rompidos que a sociedade vem passando nos últimos anos como a globalização, os avanços tecnológicos, quantidades das informações geradas com muita rapidez. Observar-se que em vários momentos históricos se fala no termo Gestão Escolar cabendo à escola a função de preparar a comunidade para um modelo de gestão a qual venha ter participação efetiva na instituição interna e externa, ou seja, por um modelo formado de pessoas que exerçam, analisem, encaminham ás situações, agindo sobre eles fortalecendo a escola como um todo, fazendo com que todos se sintam parte do processo e que se envolvam com afinco e determinação que busquem o engajamento familiar, da comunidade, enfim, a valorização do trabalho em equipe. Juntamente com isso, vem o desafio da construção de um perfil, tipo de ação educativa, o estilo de um gestor, gestão democrática, que amplia o desenvolvimento do projeto educativo da escola. O gestor precisa ser um líder no processo educacional, mas a partir de então emergem questionamentos que não podem ser ignorados, tais como: O que é gestão? Quais as características de um bom gestor? O que é gestão participativa?Os homens são produtos das relações estabelecidas. O processo de relação entre os homens e a natureza aponta para a necessidade de criar meios que entrelacem as suas relações, ou seja, os homens se relacionam entre si. pt_BR
dc.subject Gestão Democrática pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject GestãoParticipativa pt_BR
dc.title GESTÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


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