DSpace Repository

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL E BURNOUT: O EMPREGO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SOBRE O MAL ESTAR DOCENTE

Show simple item record

dc.contributor.author SOUZA, KÁSSIA HELENA BARROSO DE OLIVEIRA DE
dc.contributor.author OLIVEIRA, LINDINALVA BARROSO DE
dc.date.accessioned 2023-06-23T18:46:24Z
dc.date.available 2023-06-23T18:46:24Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2075
dc.description.abstract O presente estudo pretendeu analisar como os fatores da cultura e do clima organizacional podem desencadear o mal-estar docente, e qual importância tem para as instituições de ensino superior como procedimento avaliativo às questões sobre a motivação profissional. Objetivou também esclarecer fatores como estresse e o Burnout, caracterizado como tensão emocional crônica. Optou-se como metodologia pela pesquisa bibliográfica, visando a percepção e interação sobre o assunto por meio de livros, teses e dissertações disponíveis em repositórios digitais e artigos científicos. O estudo buscou também compreender o impacto da síndrome de Burnout em docentes, expondo suas particularidades, sintomas, impactos, intervenção e prevenção. Foram abordados a literatura consultada, programas e demais métodos centrados na pessoa e resposta do indivíduo, enfocando a competência emocional que pode ser desenvolvida e colocar em prática em diferentes contextos, sobretudo no ambiente profissional. Deste modo, com o auxílio da inteligência emocional, o professor tem melhor interação e cooperação, obtendo êxito profissional e qualidade de vida. pt_BR
dc.subject Clima organizacional pt_BR
dc.subject Burnout pt_BR
dc.subject Inteligência emocional pt_BR
dc.title CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL E BURNOUT: O EMPREGO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SOBRE O MAL ESTAR DOCENTE pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account