dc.description.abstract |
Este artigo busca analisar a prática dos professores que ministram aulas de
geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola UEB João Lima
Sobrinho para constatar se a metodologia empregada está relacionada a corrente
tradicional ou, as inovações do mundo atual, a corrente inovadora. Para que isso
aconteça, é de fundamental importância saber como os professores trabalham com
as novas tecnologias, as ferramentas geográficas e o espaço social dos alunos. A
pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2017 e o método desenvolvido
nesse estudo foi o hipotético-dedutivo; por meio da observação direta, levantamento
de dados e com a aplicação de questionários com os professores. Posteriormente,
buscou-se o apoio teórico de autores consagrados na temática da pesquisa, para
que existam subsídios para a reflexão dos dados. Para tanto, fundamenta-se o
trabalho, com autores como Milton Santos, Libâneo (2007), Cavalcanti (2008),
Straforini (2012) entre outros. Os dados analisados demonstram que a metodologia
empregada para o ensino da geografia ainda está assentada em práticas
tradicionais e pouco inovadoras, predominando quase que exclusivamente o uso do
livro didático e da lousa em aulas expositivas. Acredita-se que essa metodologia
restrita é consequência da formação inicial deste profissional, que é quase sempre o
pedagogo, pois recebe um preparo que considera-se insuficiente para o
desenvolvimento deste componente curricular. Soma-se ainda, a ausência de uma
capacitação contínua para os docentes, tanto no que se refere a novos
conhecimentos, quanto a novos recursos do ensino da Geografia. Conclui-se
defendendo que é primordial a capacitação contínua do professor dos anos iniciais
do Ensino Fundamental. |
pt_BR |