DSpace Repository

UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.author CASTRO, RICARDO SODRÉ
dc.date.accessioned 2023-06-23T19:05:04Z
dc.date.available 2023-06-23T19:05:04Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2088
dc.description.abstract Este artigo busca analisar a prática dos professores que ministram aulas de geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola UEB João Lima Sobrinho para constatar se a metodologia empregada está relacionada a corrente tradicional ou, as inovações do mundo atual, a corrente inovadora. Para que isso aconteça, é de fundamental importância saber como os professores trabalham com as novas tecnologias, as ferramentas geográficas e o espaço social dos alunos. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2017 e o método desenvolvido nesse estudo foi o hipotético-dedutivo; por meio da observação direta, levantamento de dados e com a aplicação de questionários com os professores. Posteriormente, buscou-se o apoio teórico de autores consagrados na temática da pesquisa, para que existam subsídios para a reflexão dos dados. Para tanto, fundamenta-se o trabalho, com autores como Milton Santos, Libâneo (2007), Cavalcanti (2008), Straforini (2012) entre outros. Os dados analisados demonstram que a metodologia empregada para o ensino da geografia ainda está assentada em práticas tradicionais e pouco inovadoras, predominando quase que exclusivamente o uso do livro didático e da lousa em aulas expositivas. Acredita-se que essa metodologia restrita é consequência da formação inicial deste profissional, que é quase sempre o pedagogo, pois recebe um preparo que considera-se insuficiente para o desenvolvimento deste componente curricular. Soma-se ainda, a ausência de uma capacitação contínua para os docentes, tanto no que se refere a novos conhecimentos, quanto a novos recursos do ensino da Geografia. Conclui-se defendendo que é primordial a capacitação contínua do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.title UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: estudo de caso pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account