Abstract:
A prática mercadológica passa por mudanças profundas e relevantes, principalmente
no que diz respeito às estratégias para construção e reputação da marca no ambiente
digital. Esse cenário é reflexo da evolução e adoção da Internet e das tecnologias de
informação e comunicação cada vez mais intensa pelas marcas para consolidar o
posicionamento pretendido e comunicado pela marca ao mercado. O marketing de
conteúdo, dentro dessa perspectiva, mostra-se relevante para o branding e
consequente geração de valor, a partir da criação, planejamento e distribuição de
conteúdo rico, gratutito e relevante das marcas para seus consumidores e clientes.
Assim, o presente artigo trata da combinação da estratégia de marketing de conteúdo
ao branding para a geração de valor no ambiente digital e para isso tem como
objetivos a compreender a estratégia de markeitng de contéudo; a identificação de
recursos para gerar engajamento a partir desta estratégia; e correlacionar as práticas
de maketing de conteúdo com o gerenciamento da marca no ambiente digital. A partir
de uma pesquisa essencialmente bibliográfica e de caráter qualitativa, foi possível
perceber que o marketing de conteúdo revela-se uma estratégia eficiente em termos
de engajamento e relacionamento on-line em relação às práticas mais tradicionais
para divulgar bens e serviços no contexto digital.