Abstract:
O marketing é um instrumento muito utilizado no conjunto de atividades empresariais relacionadas a esforços da organização na estimulação da demanda e atender a essa demanda ao mesmo tempo, abrangendo uma atividade de troca. As necessidades são demandadas através de produtos ou serviços oferecidos, e o marketing tem essa tarefa de fornecer, criar caminhos para facilitar a compra; os produtos podem ser bens, serviços, experiências, ideias, pessoas. O presente estudo trata-se de uma revisão de literatura sobre as principais estratégias de marketing como meio de beneficiar micro e pequenas empresas. Foram utilizados 18 artigos completos publicados entre os anos 1991 e 2014, nas revistas: O desafio da competência; Logística e Gerenciamento da cadeia de suprimentos; Marketing: criando valor para os clientes; Administração de Marketing; Marketing; Estratégia de marketing; Princípios do marketing; Administração de pequenas empresas; Marketing: conceitos e estratégias; Marketing empresarial, industrial e de serviços; Pequenas e médias empresas: dificuldades, crescimento e desenvolvimento. Os resultados mostraram que a utilização das ferramentas do marketing é fundamental para a sobrevivência e perenidade de micro e pequenas empresas, pois a partir delas que serão delineadas vertentes que abrirão caminhos e possibilidades para a estabilidade e futuro crescimento das mesmas.