Abstract:
Introdução: Uma das estratégias adotadas para melhorar a qualidade e a
produtividade nas organizações de saúde é a criação de programas de Acreditação
Hospitalar que implica em padrões de referências desejáveis para alcançar um
diferencial de humanização e excelência no mercado. Objetivo: Verificar a percepção
dos profissionais de saúde sobre o processo de acreditação hospitalar. Metodologia:
Consiste em uma revisão integrativa de publicações do período de 2012 a 2017, nas
bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online
(SciELO). Para coleta de dados foram selecionadas as seguintes variáveis: autor e
ano, titulo, objetivo e conclusão, diante disso foram selecionados 11 artigos.
Resultados: A amostra desse estudo verificou que o processo de acreditação
hospitalar permite padronização e qualificação dos processos da organização
hospitalar; os profissionais acreditam na mudança do processo de trabalho; possibilita
crescimento e desenvolvimento profissional; há maior escuta dos profissionais; facilita
a comunicação no ambiente hospitalar; há maior segurança para o trabalhador;
desenvolve a liderança, entre outros. Conclusão: A Acreditação apresenta diversas
vantagens como promoção do sentimento de orgulho e de satisfação entre os
profissionais, porém os profissionais de saúde precisam ter motivação e compromisso
para promoverem as mudanças necessárias, bem como propiciar ao paciente uma
melhor prestação de serviços, com um cuidado humanizado e de excelência.