Abstract:
Para serem competitivas, as organizações necessitam não só atualizar seus
processos tecnológicos, mas introduzir também, compromisso de produtividade e
qualidade voltada para a prevenção de riscos inerentes à saúde ocupacional. É
imprescindível garantir condições favoráveis de trabalho para que a produtividade
obtenha o máximo de sua capacidade com o mínimo de tempo e esforço. Partindo-
se desse pressuposto, observa-se que ao longo dos anos, o trabalho realizado em
condições inadequadas vem repercutindo de forma negativa no desenvolvimento
das atividades laborais, na capacidade física e no equilíbrio psicológico e emocional
de muitos trabalhadores. Assim, o presente trabalho monográfico abarca uma
análise teórico-conceitual fundamentada em construções bibliográficas com recortes
de literatura acerca das ações educativas e perspectivas na prevenção de doenças
ocupacionais e acidentes sob a óptica da medicina do trabalho. A metodologia da
pesquisa referenciada neste trabalho é a pesquisa exploratório-descritiva e,
fundamentado em uma abordagem qualitativa, utilizar-se-á como pressuposto
metodológico a pesquisa documental. Desta forma cabe-nos destacar a importância
da construção deste trabalho e o seu objetivo principal que é o de identificar os
fatores que dificultam a execução das práticas preventivas de acidentes de trabalho
e DORT’s, tomando-se como base os princípios, normas e estratégias educativas
que regulamentam a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.