Abstract:
A influência da mídia anunciada pela televisão pode afetar negativamente as
escolhas alimentares das crianças. O objetivo deste estudo foi analisar a influência
da mídia nas escolhas alimentares infantis. Foi realizada uma revisão de literatura,
pesquisada em artigos que versassem sobre o tema. Os resultados deste estudo
revelam que a maioria dos produtos alimentícios destinados ao público infantil
anunciados pela mídia são altamente calóricos e possuem alto teor de gorduras,
açúcares e sódio e que a maioria das empresas faz uso de práticas inadequadas,
como a associação da alimentação a brinquedos, ou utilização de linguagem lúdica
em suas peças publicitárias para influenciar as crianças a consumirem seu produto.
Assim, é possível concluir a expressiva escolha das crianças pelos produtos
veiculados por propagandas de alimentos, ressaltando a necessidade de programas
educacionais de intervenção, nos quais sejam repensadas medidas educacionais
que possam reduzir a permanência das crianças em frente à TV e a propagação de
alimentos saudáveis na mídia, visto que estes são escassos.