Abstract:
O fenômeno do envelhecimento populacional é uma realidade dos tempos modernos
que vem ocasionando impactos na sociedade, tanto no aspecto econômico como no
sociocultural. Esta pesquisa teve como objetivo, buscar na literatura nacional,
fundamento teórico da educação em saúde como suporte para a promoção do
autocuidado na velhice. Realizou-se um estudo bibliográfico de publicações em
periódicos, dissertações e teses no período de 2009 a 2017 na base da Bireme.
Emerge a necessidade de promover o autocuidado na terceira idade a partir de
processos educativos, respeitando a experiência da pessoa, conhecimento pessoal
capaz de atribuir significados e objetivos à própria vida e motivar para assumir novos
hábitos e atitudes que promovam a própria saúde e bem estar. Assim, o processo
educativo deve ser simples, relevante, respeitoso, consistente e continuo. Faz-se
necessário conhecer os fatores que influenciam positivo ou negativamente o cuidado de
si mesmo, para que o processo educativo possa estimular as práticas como higiene
adequada, alimentação, atividade física, ingestão hídrica, motivar de forma positiva o
autoconceito, autoestima e força de vontade.