Abstract:
Este trabalho teve como objetivo geral mostrar como o marketing de relacionamento
se faz necessário para alcançar a satisfação e fidelização dos clientes. Considerando-
o uma ferramenta com o objetivo de criar um elo de comunicação das organizações
com os seus clientes reais e potenciais, assim como estreitar essa relação. Trata-se
de uma pesquisa do tipo revisão de literatura, em que os dados foram coletados
através do levantamento das produções científicas e demais materiais produzidos e
publicados acerca de discussões e de experiências sobre o assunto. A pesquisa
identificou que o marketing de relacionamento é de fato uma estratégia que age através
da criação de uma relação consecutiva e progressiva, o que beneficia o cliente e a
organização, pois cria vantagens competitivas para as organizações possibilitando
assim a individualização do cliente e uma ampla percepção das suas necessidades.
Desta forma, consiste na introdução de um novo paradigma para as organizações que
precisam sobreviver no mercado cada vez mais competitivo, ou seja, trata-se de um
diferencial quando o assunto é fidelização e satisfação dos clientes, culminando em
benefícios à organização.