Abstract:
Nos dias atuais, a busca por Qualidade de vida no Trabalho por parte das
organizações tem se tornado um fator primordial para que esta possa garantir sua
permanência no mercado. Baseado nisso este estudo tem como objetivo avaliar a
Qualidade de Vida no Trabalho nos bancos públicos da cidade de Chapadinha/MA,
avaliando o bem estar dos colaboradores e seu desempenho no ambiente de
trabalho. Sabe-se que as mudanças no setor bancário tem provocado uma redução
drástica no número de colaboradores nas agencias bancarias, e mesmo com todas
as tecnologias facilitadoras das operações bancarias, a demanda tem ocasionado
uma sobrecarga de trabalho, serviços, responsabilidades e metas cada dia maiores.
Todas estas mudanças refletem diretamente na saúde do colaboradores, e
consequente no desempenho dos mesmos no âmbito da organização. No decorrer
da pesquisa buscou-se o entendimento a respeito da temática e o que se tem
colocado em pratica a respeito de QVT no âmbito das agências bancarias de
Chapadinha/MA. Para isso esta pesquisa utilizou-se de um estudo de caso, com
método exploratório, descritivo, quantitativo e qualitativo, com um questionário
direcionado aos colaboradores para a coleta e mensuração de dados. Sendo os
dados tabulados em planilhas e gráficos, para facilitação do entendimento e
compreensão do resultados e objetivos alcançados. Percebeu-se com base na
interpretação e entendimento dos dados coletados, que os programas de QVT e sua
aplicabilidade funcionam mais como proforma para fins de políticas de gestão de
pessoas. Existe uma necessidade de maiores informações, publicidade, bem como
maior entendimento por parte dos colaboradores das ações de QVT disponibilizadas
pelas agências, comprometendo a efetividade dos projetos. Concluindo que os
programas e acoes de QVT nas agencias bancarias não tem surtido tanto efeitos,
devendo serem traçados novos rumos e estratégias para a QVT no âmbito das
agencias bancarias.