DSpace Repository

MODELO DE ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA RACIONAL NAS ESCOLAS

Show simple item record

dc.contributor.author CALDAS, ALEKSANDRA LYRA PESSOA DOS REIS
dc.date.accessioned 2023-06-27T12:11:49Z
dc.date.available 2023-06-27T12:11:49Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2288
dc.description.abstract O presente artigo se propõe a analisar as características da estrutura da organização burocratica, com base na teoria do Modelo Burocrático Racional de Max Weber e seu relevante, porém não isolado papel nas estruturas organizacionais escolares da atualidade, pois em vista de sua complexidade, a escola inter-relaciona outros modelos organizacionais, tais como: modelo político, modelo da ambiguidade, modelo cultural entre outros, os quais não serão o foco da presente análise. A despeito do amplo reconhecimento do fato de que as escolas, ao menos em certos aspectos, exibem propriedades organizacionais únicas (KATZ, 1964; BIDWELL, 1965; WEICK, 1976), há pouco consenso no que concerne às características dessa singularidade, razão pela qual o texto analisará essencialmente, a característica marcante do modelo burocrático racional no contexto da organização escolar, em razão de ser um traço muito forte nas estruturas organizacionais da grande maioria das instituições, em vista de que, o modelo em análise, busca promover a adequação dos meios aos fins de forma racional e eficiênte, baseada na crença da legalidade, ou seja, na dominação legal. pt_BR
dc.subject Organização pt_BR
dc.title MODELO DE ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA RACIONAL NAS ESCOLAS pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account