Abstract:
A construção dos projetos voltados para a formação tornou-se, no presente, uma
miscigenação entre os preceitos adotados no currículo e as diversas propostas
contextualizadas nas dinâmicas educacionais para que assim a visão dos professores
seja realmente outra em relação a formação, ou seja, que vejam como apoio, esteio,
preparação, algo que venha de encontro com suas expectativas. Sendo assim, torna-se
enfática a real necessidade em se repensar os objetivos da formação continuada. Os
encontros de formação continuada com o professor deverão ser um espaço de reflexão,
de releitura do cotidiano escolar, das coletivas experiências em sala de aula, onde as
trocas são gratificantes. Atualmente é imprescindível se investir em formação continuada,
em pesquisas, principalmente na formação do professor, uma vez que a demanda é
imensa e o público-alvo torna-se cada vez mais exigente e ao mesmo tempo ansioso pelo
querer aprender. Nesse sentido, cabe aos formadores estabelecer essa relação de
intercâmbio entre o novo, o já elaborado e o reelaborado, em coparticipação com o
professor. Os professores têm que estar preparados para a transformação de simples
problemas em verdadeiras situações problemas, pois os alunos anseiam pelo preparo
para o campo de trabalho, para os grandes concursos, para a realidade da vida.