Abstract:
Toda escola é um espaço múltiplo, pois em seu contexto educacional coexistem diversidade de ideias, comportamentos e concepções, suscitando, assim, que a excelência da comunicação em tal ambiente se torne um desafio para a gestão escolar. Principalmente no que tange à comunicação entre pais de alunos e corpo docente, devido à demanda de agendas, informativos e recados em papel, com o avanço da tecnologia a comunicação passa a ser informatizada, através da agenda virtual. Assim, visando analisar de que maneira os gestores pedagógicos podem auxiliar suas equipes a utilizarem as novas tecnologias digitais no ambiente escolar, com foco na comunicação ágil, transparente e uniforme entre pais e professores, esta pesquisa buscou identificar, quais ferramentas tecnológicas voltadas para a área de educação, podem ajudar nesta questão, bem como evidenciou a importância do papel do coordenador pedagógico frente às novas tecnologias. A escolha deste tema justificou-se pelo fato de o assunto ser atual, vivenciado na maioria das escolas no Brasil, o que possibilitou à autora associar esta pesquisa a uma metodologia de estudo de caso descritivo.