Abstract:
Este estudo apresenta o papel da docência no ensino superior e as tecnologias
educacionais, tendo como principal problema da pesquisa a busca para entender e
analisar quais as competências que um professor universitário deve ter para utilizar os
recursos tecnológicos como ferramentas facilitadoras do conhecimento. Com o intuito
de embasar esta pesquisa, levantamos como analise para uma metodologia de trabalho
bibliográfico alguns autores, sendo eles: Vasconcelos (2005), Borba, Ferri e Hostins
(2006), Fernandes (1998), Amaral (2010), Araújo (2004), Valente (1999), Mello (1999),
Geller (1995), Lampert (2000), Lévy (1999),Cortellazzo (1999), Torres (1998; 2000).O
resultado da pesquisa salienta-se que estamos vivendo uma inovação pedagógica
fundamentada no construtivismo sócio – interacionista.Nesse contexto, encontra- se um
modelo ideal de educador que é fundamento nas competências educacionais,
comportamentais e técnicas dos mesmos que reflete na forma de mediar a interação
entre máquinas, alunos e aprendizagens, utilizando os recursos tecnológicos de
maneira criativa, na busca da construção coletiva do conhecimento, que implica uma
mudança no paradigma educacional e da função do professor na relação pedagógica,
focalizando as inovações tecnológicas como ferramentas para ampliar a interação do
conhecimento e da aprendizagem significativa.