Abstract:
O presente projeto de pesquisa trata sobre a liderança em sala de sala, que pode
ser um dos fatores preponderantes para o sucesso no processo ensino
aprendizagem. Compete ao professor marcar seu lugar em sala de aula não apenas
com intuito de obter disciplina e organização, mas também de transformar a
realidade e comportamento dos discentes, motivando-os, inspirando-os e fornecendo
apoio e reconhecimento. Em um cenário cada vez menos hierarquizado e mais
multiconectado, quais são os principais determinantes no estilo de liderança dos
professores que podem influenciar e contribuir para motivar os alunos e melhorar o
processo ensino aprendizagem em sala de aula? Para responder a seguinte
problemática, esse estudo tem como objetivo geral: analisar o processo de ensino
aprendizagem a influência da liderança do docente em sala de aula, e, como
objetivos específicos: caracterizar os estilos de liderança dos professores em sala de
aula; entender os determinantes que influenciam a relação aluno e professor em
sala de aula; compreender o papel das instituições de ensino no fomento das
tecnologias da informação em sala de aula; qualificar os papéis de liderança dos
professores diante dos avanços tecnológicos; caracterizar as habilidades que são
necessárias para o professor ser um líder em sala de aula. O tipo de pesquisa aqui
abordada é a pesquisa quantitativa, visto que pode-se considerar a sua importância
no que se refere à possibilidade de permitir ao investigado uma maior interação no
processo e nos resultados alcançados.