Abstract:
O advento da Lei no Lei 10.861/04 trouxe a educação superior à necessidade de
transformações que lhes permitiram avanços fundamentais no que se refere à gestão
do ensino superior e as politicas de educação. É notório que nesse contexto a criação
do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) abarcou as avaliações
do MEC (in loco), ENADE e ainda, fortaleceu a auto avaliação institucional que é o foco
principal desse estudo, sobretudo no que se refere a implantação e institucionalização
das Comissões Próprias de Avaliação (CPA). A proposta desse estudo é perceber a
auto avaliação enquanto processo de produção de conhecimento e que tenha como
objetivo principal sustentar os laços de colaboração entre os atores institucionais,
através disso espera-se perceber qual a relevância das Comissões Próprias de
Avaliação nesse contexto e sua atuação através do comparativo entre Instituições de
Ensino Superior (IES) Pública e Privada em São Luís do Maranhão, respeitando a
complexidade dos processos de auto avaliação destas IES. Este será um estudo
documental que tem como ênfase o desenvolvimento da autoavaliação em IES no
contexto do SINAES, descrevendo desde a elaboração da metodologia e construção de
instrumentos de coleta de dados até a divulgação dos relatórios. Este processo destaca
a importância destes registros para a gestão da instituição, mas que se reflete também
na melhoria do ensino.