Abstract:
Atualmente a sociedade encontra-se marcada por inúmeras
transformações, principalmente em relação aos meios tecnológicos virtuais e
científicos; neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem também se
depara com essas transformações tecnológicas. O uso das tecnologias digitais
no processo educativo pode ser compreendido como uma inovação no campo
do conhecimento, proporcionando novas formas de interação, socialização e
aprendizagem. Dentro dessas discussões contemporâneas, este trabalho visa
refletir acerca dos limites e possibilidades que o uso das tecnologias de
informação e comunicação proporciona na execução da prática da gestão
educacional no ensino superior, em uma Instituição privada de São Luís - MA.
Neste contexto, perguntamos sobre quais os limites e as possibilidades que tais
tecnologias podem acarretar como potencializadoras dos processos de gestão,
assim como dos processos de ensino e aprendizagem junto aos alunos?Para
esta pesquisa, optou-se por realizar uma revisão de literatura relacionada às
tecnologias na educação com relevância para conjuntura atual. Com o avanço
da ciência e da tecnologia, a educação necessita vislumbrar possibilidades de
uso das ferramentas tecnológicas como estratégias pedagógicas uma vez que
toda a educação se altera com base em sua época e pela estrutura da
sociedade. Desta forma, pode-se concluir que a inserção das tecnologias na
educação é um processo que demanda interesse e uma gestão articulada para
que a sua utilização aconteça de forma a promover um ensino de qualidade que
ocorra de forma democrática.