dc.contributor.author |
CARVALHO, TADEU FERNANDO PORTO DE |
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dc.date.accessioned |
2023-06-27T12:36:01Z |
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dc.date.available |
2023-06-27T12:36:01Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://localhost/jspui/handle/123456789/2307 |
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dc.description.abstract |
Este artigo analisa a trajetória da educação profissional e tecnológica dos engenheiros que se tornaram docentes em virtude inicialmente de uma necessidade plena de sobrevivência diante da crise sócio econômica que o mercado atual impôs. Ele se organiza em torno de três aspectos: a evolução da educação na visão das alternâncias das metodologias de ensino, a profissão do engenheiro como ofício e ocupação, e a busca do engenheiro docente ideal. O texto apresenta também a evolução da carreira de magistério superior na área da engenharia, que nos remete desde o docente, que tinha uma didática no conhecimento prático até a visão do ensino por pesquisadores, e nos deixam na eterna busca de professores que consigam despertar as duas áreas numa mescla perfeita. Para este estudo foram utilizados artigos e livros que se fundamentam investigações sobre as mudanças da profissão docente nas áreas técnicas e a adequação profissional do engenheiro como educador. |
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dc.subject |
Formação de Engenheiros Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia |
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dc.title |
A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENGENHEIRO NO MERCADO SÓCIO ECONÔMICO ATUAL E OS IMPACTOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA |
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dc.type |
Article |
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