dc.contributor.author |
FERREIRA, TEREZA CRISTINA |
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dc.date.accessioned |
2023-06-27T12:36:51Z |
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dc.date.available |
2023-06-27T12:36:51Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://localhost/jspui/handle/123456789/2308 |
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dc.description.abstract |
O presente artigo tem como principal finalidade refletir sobre a educação infantil e o
surgimento das politicas públicas educacionais. Nessa perspectiva iniciaremos uma
discussão reflexiva sobre o processo histórico evolutivo que influenciaram as
politicas públicas e suas concepções de infância na educação, assim como as leis
que protegem as crianças e as identificam como cidadão de direito. As propostas na
educação infantil, bem como a criação de diferentes órgãos para o atendimento da
criança de 0 a 6 anos, apoia-se na história da Educação na Europa e no Brasil
discutindo o processo de criação das primeiras instituições pedagógicas ocorridas
entre o século XV e início do século XXI e o processo de organização da Educação
Infantil como política pública. À luz de análise documental e bibliográfica foi possível
constatar que as políticas e as concepções pedagógicas que fundamentaram a
história da Educação Infantil no Brasil transitaram da assistência à educação. |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Politicas Públicas |
pt_BR |
dc.title |
EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: Breve reflexão sobre o processo histórico evolutivo da educação infantil. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |