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EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA

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dc.contributor.author PASSOS, EMANUELLE CHRYSTINE SALES
dc.date.accessioned 2023-06-27T13:50:17Z
dc.date.available 2023-06-27T13:50:17Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2346
dc.description.abstract O presente artigo propõe uma discussão relacionada a atuação do assistente social na educação, tem como proposta principal abordar os desafios e possibilidades de inserção desse profissional no âmbito escolar frente as demandas expostas para essa política, visto se tratar de um espaço de constante expressões da questão social. Uma vez que exista demandas nesse espaço sócio ocupacional torna-se necessário o trabalho do assistente social, onde sua atuação irá contribuir no desenvolvimento da política educacional. Para desenvolver a discussão, fez-se uma pesquisa bibliográfica a partir de estudos já publicados que permitiu base teórica, na intenção de traçar as principais contribuições do assistente social na garantia do direito a educação. Com base nisso, a pesquisa se inicia com um breve histórico da política educacional no brasil, demostrando os acontecimentos educacionais contextualizados na perspectiva social, política, cultural e econômica, assim como a LDB na democratização da educação. Logo depois, aborda-se o percurso histórico do Serviço Social na educação, em seguida levanta-se uma ampla compreensão sobre os desafios e possibilidades da inserção dos assistentes sociais na educação propondo uma reflexão sobre esses profissionais que enfrentam barreiras no seu cotidiano e que precisam construir uma intervenção qualificada pautadas nas legislações favoráveis a categoria, no intuito de mediar as demandas expostas que são as expressões da questão social que se torna vigente no âmbito escolar. A partir do estudo, conclui-se que diante a conjuntura atual faz-se necessário a intervenção profissional do assistente social por ter em sua formação um caráter teórico metodológico, técnico- operativo e seu direcionamento ético político, assim possuem base para atuar junto a outros profissionais na área educacional, elaborando propostas frentes as demandas expostas, uma luta constante que precisa ser dada a atenção necessária pois será um profissional que muito terá a contribuir no desenvolvimento educacional no Brasil. pt_BR
dc.subject Assistente Social pt_BR
dc.subject Política Pública pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA pt_BR
dc.type Article pt_BR


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