Abstract:
Este estudo, realizado no âmbito da saúde mental e atenção psicossocial, teve como
principal objetivo apresentar a prevalência de ansiedade na adolescência e sua
associação com outras variáveis, uma revisão da literatura sobre o transtorno de
ansiedade. O presente estudo apresenta uma revisão livre, não sistemática, realizada a
partir de uma descrição dos estudos encontrados em uma pesquisa no banco de dados
do MEDLINE, PUBMED e do SciELO. Os estudos selecionados foram publicados em
inglês ou em português, entre 2014 e 2018. Os artigos encontrados na busca que
apresentavam dados relevantes acerca do Transtorno de Ansiedade na adolescência.
Foi feita a leitura prévia dos artigos encontrados utilizando os seguintes critérios de
inclusão: artigos disponíveis na íntegra; estudos publicados em português, pesquisas
que incluem os participantes com idades entre 11 e 19 anos (faixa etária definida pela
OMS como o período da adolescência); referências pertinentes ao tema, tendo como
enfoque a adolescência e a ansiedade em adolescentes; estudos teóricos/revisões,
estudos empíricos/pesquisas e relato de experiência/estudo de caso. Foram
encontrados 24 artigos, porém, aplicando os critérios de inclusão, 10 artigos passaram
a compor essa amostra. Conclui-se que o resultado da revisão de literatura bibliografica
destacou que os adolescentes quando estão na etapa final escolar apresentaram níveis
de ansiedade bem elevados e o sexo feminino, adolescente, escolaridade de ensino
fundamental foram considerados grupos de riscos e os constructos associados a
ansiedade são depressão, uso de álcool e outras drogas, vicio de internet, variáveis
psicológicas e autoestima. Estes resultados sugerem a importância de se
desenvolverem programas preventivos para diminuir os índices de transtorno de
ansiedade na adolescência.