Abstract:
O presente trabalho tem como tema “Gestão de Cursos a Distância na Formação de
Magistrados do Trabalho”. É uma investigação do modelo de educação a distância da Escola
Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho do Brasil –
ENAMAT, implantado em 2010 com a finalidade de potencializar a formação continuada dos
juízes do Trabalho brasileiros nessa modalidade de educação. O objetivo desse estudo é
examinar como, nesses cursos da Escola Nacional, esses magistrados se relacionam, entre si,
com as tecnologias e com a ENAMAT para o desenvolvimento e aquisição de suas
competências profissionais. Objetiva também, analisar a eficiência da gestão desses cursos na
promoção dessas relações. No que concerne às técnicas de coleta de dados, é importante
referir que foram realizados inquéritos quantitativos, utilizando-se do questionário e
qualitativo, através da entrevista. Este Trabalho de Investigativo encontra-se organizado em
duas partes. Na primeira é realizado um enquadramento teórico relativamente ao estudo no
qual é apresentado os principais componentes teóricos para a elaboração dedutiva dos
conceitos do modelo em análise. Na segunda é feita a caracterização da ENAMAT, uma
descrição dos métodos e procedimentos utilizados no decorrer da investigação, a apresentação
e análise dos resultados dessa investigação e são colhidas as respectivas ilações e feitas as
recomendações. Os resultados alcançados demonstraram que o trabalho alinhado de gestores e
professores em conjunto com a participação ativa do aluno leva à eficiência do modelo
estudado.