DSpace Repository

O OLHAR DA ENFERMAGEM PARA SAÚDE NA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTADO DA ARTE

Show simple item record

dc.contributor.author AROUCHA, DANIELA CRISTINA CARDOSO
dc.date.accessioned 2023-06-28T12:08:26Z
dc.date.available 2023-06-28T12:08:26Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2384
dc.description.abstract A escola tem sido considerada um local adequado para o desenvolvimento de programas de saúde por reunir crianças e adolescentes em faixas etárias propícias à adoção de medidas educativas e preventivas. A intervenção educacional, na maioria das vezes, apóia-se na idéia de que se pode educar para saúde, a julgar pela forma como os projetos na área são concebidos. Esse estudo procurou tecer reflexões sobre a atuação da enfermagem na escola, utilizando uma abordagem na promoção da saúde nas escolas, por meio de estratégias de educação em saúde, partindo da prática pedagógica em saúde. Trata-se de uma revisão de literatura, com referencial para estruturação da presente revisão proposta por Castro, com busca nas publicações de estudos nacionais e periódicos indexados, impressos e virtuais, específicas da área (livros, monografias, dissertações e artigos) no período de 1991 a 2009, totalizando 30 artigos com base na temática do estudo. O estudo destaca a necessidade da área da saúde buscando uma articulação entre as representações sociais e a experiência da doença nas práticas educativas em saúde. Não há como trabalharmos a prevenção em saúde sem pensarmos também em educação e colocando ao enfermeiro a responsabilidade social de contribuir na promoção de saúde através de ações educativas. Portanto, há predominância de ações de saúde com participação aos poucos da enfermagem, no âmbito da prevenção de doenças, em detrimento da promoção integral da saúde do escolar. pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O OLHAR DA ENFERMAGEM PARA SAÚDE NA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTADO DA ARTE pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account