Abstract:
A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade do programa HIPERDIA a partir da satisfação dos usuários no centro de Saúde toca da raposa em São Mateus – MA. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário. A amostra constituiu-se de 30 usuários acompanhados pelo programa. Concluiu-se que o PNAHADM satisfaz as expectativas da maioria dos usuários. Os principais motivos citados por aqueles que se julgaram insatisfeitos foram à falta de fornecimento regular da medicação e a falta de educação em saúde, que não é fornecida pelos profissionais. Acredita-se que, para que se cumpram as ações relativas à Saúde Pública, é imprescindível a elaboração de planejamento prévio, pautado nos principais anseios da população em questão, visto que a satisfação expressa pelo usuário é um instrumento útil na orientação das medidas corretivas para prestação dos serviços de saúde. A aplicação da pesquisa de opinião tornou-se fundamental para a elaboração de um plano estratégico situacional que enfoca a qualidade da assistência bem como propõe a equipe ações e estratégias que irão favorecer a qualidade do atendimento aos usuários cadastrados no Programa HIPERDIA.