dc.contributor.author |
FERREIRA, ADEILMA DA SILVA |
|
dc.contributor.author |
ANDRADE, FLAVIANE DE LIMA |
|
dc.contributor.author |
SOARES, MÁRCIA LIMA |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-28T12:51:30Z |
|
dc.date.available |
2023-06-28T12:51:30Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.uri |
http://localhost/jspui/handle/123456789/2400 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade do programa HIPERDIA a partir da satisfação dos usuários no centro de Saúde toca da raposa em São Mateus – MA. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário. A amostra constituiu-se de 30 usuários acompanhados pelo programa. Concluiu-se que o PNAHADM satisfaz as expectativas da maioria dos usuários. Os principais motivos citados por aqueles que se julgaram insatisfeitos foram à falta de fornecimento regular da medicação e a falta de educação em saúde, que não é fornecida pelos profissionais. Acredita-se que, para que se cumpram as ações relativas à Saúde Pública, é imprescindível a elaboração de planejamento prévio, pautado nos principais anseios da população em questão, visto que a satisfação expressa pelo usuário é um instrumento útil na orientação das medidas corretivas para prestação dos serviços de saúde. A aplicação da pesquisa de opinião tornou-se fundamental para a elaboração de um plano estratégico situacional que enfoca a qualidade da assistência bem como propõe a equipe ações e estratégias que irão favorecer a qualidade do atendimento aos usuários cadastrados no Programa HIPERDIA. |
pt_BR |
dc.subject |
Diabetes Mellitus |
pt_BR |
dc.subject |
Hipertensão |
pt_BR |
dc.title |
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROGRAMA HIPERDIA APARTIR DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NO CENTRO DE SAÚDE TOCA DA RAPOSA NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS – MA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |