Abstract:
Estudo sobre a qualidade dos serviços prestados em uma Unidade Básica de saúde
de São José de Ribamar sob a visão dos seus usuários. Constitui-se em uma
pesquisa de campo de natureza descritiva, prospectiva com abordagem quantitativa
que tomou como referência aspectos relacionados à visão dos usuários, através de
questionário aplicado, quanto aos serviços prestados na Unidade. Em um primeiro
momento, para uma melhor compreensão do tema, fez-se uma breve abordagem a
respeito da origem da auditoria com ênfase na auditoria em saúde. Procedeu-se às
análises, onde o estudo revelou que 35% dos entrevistados têm idade superior a 50
anos; a grande maioria, 95%, é do sexo feminino; 42% não concluiu o ensino
fundamental; 82% consideram o atendimento da UBS como sendo bom; 49%
consideram bom o atendimento da ACS; 80% consideram o atendimento rápido;
57% consideram bom o atendimento do médico; 50% o da enfermeira 53% o das
técnicas de enfermagem; 67% nunca precisaram dos serviços odontológicos; 23%
consideram bom o atendimento da ACD; 89% estão satisfeitos com a limpeza;80%
sentem-se seguros na UBS; 83% nunca necessitaram ser encaminhados para o
CED; 80% dos usuários estão satisfeitos com a entrega de medicamentos e 55%
afirmam que o horário de funcionamento da UBS está sendo cumprido. Conclui-se
que a Unidade Básica de Saúde do bairro Jota Lima, vem atuando de forma positiva
no atendimento dispensado ao seu público alvo, desenvolvendo ações que prestam
auxilio à promoção, proteção e recuperação da saúde.