Abstract:
Este estudo tem como objetivo discutir qual é a relação entre afetividade e o
processo de aprendizagem na educação infantil. Para isso, foi utilizado leituras e estudos
que apontam a afevidade como elemento vital em todos os seres humanos, sobretudo
na fase infantil. No processo de desenvolvimento intelectual dos indivíduos a dimensão
afetiva se conecta como o cognitivo, resultando assim em uma aprendizagem integral da
criança. Neste contexto, Piaget, Wallon e Vygostky teóricos clássicos da educação
afirmam que não se pode separar essas duas dimensões, caso isso ocorra irá gerar
alterações que podem dificultar o seu processo de desenvolvimento intelectual da
criança. Para realização desse estudo foi aplicado uma abordagem de natureza
qualitativa de procedimento bibliográfico como fonte de pesquisa e conhecimento do
trabalho acadêmico. A partir desse estudo, podemos concluir que afetividade na
educação infantil tem a função de potencializar o desenvolvimento mental da criança e
motivar a relação com a escola e o educador resultando, assim em uma aprendizagem
de qualidade.