Abstract:
Os avanços tecnológicos ocorrido nas últimas décadas, ampliou o uso de recursos digitais nas
escolas, com um aumento consideravel o consumo de jogos sendo cada vez mais presentes em
nosso cotidiano. Contudo, é possível observar que, mesmo com o aumento do uso dessas
ferramentas, ainda encontramos resistência quanto ao emprego desses recursos tecnológicos
como ferramentas de auxílio à aprendizagem, principalmente quando tratamos de jogos digitais.
Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de analisar a inserção de jogos digitais como
recurso de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como verificar se a escola
tem recursos de jogos pedagógicos digitais; identificar quais os tipos de jogos pedagógicos
digitais a escola utiliza e a relevância da utilização desses recursos como ferramenta de ensino-
aprendizagem. Esse estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho
qualitativo, com base nas principais fontes teóricas: Damasceno; Santos (2013), Savi; Ulbricht
(2015), Pereira (2017), Carvalho (2018), LDB (2018). Também houve uma avaliação diagnóstica
como coleta de dados, com a utilização de um questionário semiestruturado direcionado aos
professores, por meio do Forms Google ®, composto por 7 perguntas fechadas acerca da prática
dos jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Portanto, a metodologia de aprendizagem aplicada nesse contexto obteve
resultados satisfatórios na aprendizagem dos alunos.