Abstract:
Em vista da ampla discussão a respeito da inclusão de alunos com Transtorno do
Espectro Autista (TEA) no ensino regular e do Plano Educacional Individualizado – PEI
como instrumento legal e pedagógico que contribui para a inclusão desse alunado,
questionou-se quais são os desafios que fazem parte da implementação do PEI para a
aprendizagem dos estudantes com TEA no ensino fundamental em uma escola
municipal de São Luís, Maranhão? Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de campo
com abordagem qualitativa (GIL, 2022), com participação de cinco professoras atuantes
do 6º ao 9ª do ensino fundamental. Os objetivos deste estudo se concentram, de forma
geral, em identificar as principais dificuldades enfrentadas na aplicação do PEI no
processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA; de forma específica, conceituar o
que é o PEI; coletar as percepções das professoras para apresentar estratégias que
aprimorem a aprendizagem dos alunos com TEA no ensino regular. Dessa forma,
concluiu-se que urge a necessidade de apoio da gestão escolar e da família dos alunos,
formação continuada e interesse dos professores para tal, recursos e a presença de
profissionais especializados em sala de aula junto ao professor, como o tutor.