DSpace Repository

OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PEI PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MARANHÃO

Show simple item record

dc.contributor.author AZEVEDO, LUCIENE BEZERRA
dc.date.accessioned 2024-01-23T13:49:54Z
dc.date.available 2024-01-23T13:49:54Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2514
dc.description.abstract Em vista da ampla discussão a respeito da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular e do Plano Educacional Individualizado – PEI como instrumento legal e pedagógico que contribui para a inclusão desse alunado, questionou-se quais são os desafios que fazem parte da implementação do PEI para a aprendizagem dos estudantes com TEA no ensino fundamental em uma escola municipal de São Luís, Maranhão? Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa (GIL, 2022), com participação de cinco professoras atuantes do 6º ao 9ª do ensino fundamental. Os objetivos deste estudo se concentram, de forma geral, em identificar as principais dificuldades enfrentadas na aplicação do PEI no processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA; de forma específica, conceituar o que é o PEI; coletar as percepções das professoras para apresentar estratégias que aprimorem a aprendizagem dos alunos com TEA no ensino regular. Dessa forma, concluiu-se que urge a necessidade de apoio da gestão escolar e da família dos alunos, formação continuada e interesse dos professores para tal, recursos e a presença de profissionais especializados em sala de aula junto ao professor, como o tutor. pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista (TEA) pt_BR
dc.subject Plano Educacional Individualizado – PEI pt_BR
dc.subject Desafios no Processo Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PEI PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS/MARANHÃO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account