Abstract:
O presente estudo foi realizado numa Escola de Educação Infantil, localizada na zona urbana
da capital São Luís – MA. Tem como objetivo geral analisar como a música pode ser utilizada
como instrumento facilitador no processo de ensino - aprendizagem na Educação Infantil.
Buscou-se descrever a relevância da música no processo de ensino da Educação Infantil
através de uma pesquisa de campo do tipo exploratória, com aplicação de um questionário
com 12 perguntas abertas e fechadas, coletamos dados, nos quais proporcionaram reflexões
sobre a música como instrumento pedagógico da referida instituição. Os resultados
alcançados na pesquisa mostram que as 5 (cinco) professoras que participaram deste estudo
tem conhecimento sobre a contribuição da música na aprendizagem das crianças. Porém,
apesar das professoras serem bastante experientes em suas atividades laborais, elas precisam
de qualificação profissional, a fim de buscarem novos conhecimentos atrelados a música que
possibilitem um aprendizado que supram as necessidades das crianças. Apesar de que, a
legislação brasileira inclui o uso da música na Educação Infantil, ainda assim, é necessário
que sejam viabilizadas politicas públicas que invistam melhor na educação básica, a fim de
desenvolver eficazmente o trabalho da música na referida Escola.