Abstract:
Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo sobre as metodologias ativas e a
formação de um aluno protagonista. Nessa perspectiva, essas metodologias se referem
a um processo de ensino que coloca no aluno o protagonismo de sua própria
aprendizagem através de diversos mecanismos, tornando o processo atraente de forma
que capte a atenção e interesse do aluno. Sendo assim, o objetivo deste estudo é
investigar o referido processo nas práxis pedagógicas de ensino-aprendizagem, com
fulcro a compreender e investigar as possibilidades e desafios da prática, assim como,
a relação entre tais e o aluno protagonista. Os principais teóricos abordados foram
Moran, Dewey e Berbel, dentre outros. O método desta pesquisa utilizou revisão
bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada com 10 educadores da educação
básica de São Luís/MA. Constatou-se que as metodologias ativas estão sendo
exploradas, porém, com alguns desafios, como por exemplo, a falta de recursos,
impactando diretamente na formação do aluno protagonista.