DSpace Repository

AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: o aluno protagonista

Show simple item record

dc.contributor.author MOTA, RAYSSA DE MOURA
dc.date.accessioned 2024-01-30T13:09:19Z
dc.date.available 2024-01-30T13:09:19Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/2516
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo sobre as metodologias ativas e a formação de um aluno protagonista. Nessa perspectiva, essas metodologias se referem a um processo de ensino que coloca no aluno o protagonismo de sua própria aprendizagem através de diversos mecanismos, tornando o processo atraente de forma que capte a atenção e interesse do aluno. Sendo assim, o objetivo deste estudo é investigar o referido processo nas práxis pedagógicas de ensino-aprendizagem, com fulcro a compreender e investigar as possibilidades e desafios da prática, assim como, a relação entre tais e o aluno protagonista. Os principais teóricos abordados foram Moran, Dewey e Berbel, dentre outros. O método desta pesquisa utilizou revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada com 10 educadores da educação básica de São Luís/MA. Constatou-se que as metodologias ativas estão sendo exploradas, porém, com alguns desafios, como por exemplo, a falta de recursos, impactando diretamente na formação do aluno protagonista. pt_BR
dc.subject Metodologias ativas. pt_BR
dc.subject Aluno protagonista pt_BR
dc.title AS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: o aluno protagonista pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account