Abstract:
Nos últimos anos, a educação tem sido profundamente impactada pela ascensão da Pedagogia Digital e o uso crescente
de Recursos Educacionais Abertos (REA). Este estudo busca analisar a gestão de REA na Pedagogia Digital em
ambientes de ensino na Educação Básica, adotando uma abordagem baseada na visão construtivista de teóricos como
Jean Piaget e Lev Vygotsky, os quais destacam a importância da construção do conhecimento a partir da interação com
o ambiente e dos pares. Além disso, a pesquisa se alinha com a perspectiva de Paulo Freire sobre a educação como um
processo dialógico e transformador. Segundo o autor, a potencialidade transformadora das tecnologias está
intrinsecamente ligada à intencionalidade por trás de sua implementação. A frase “Depende de quem usa a favor de
quê e de quem e para quê” (FREIRE, 1995, p. 98) ressalta a necessidade de uma abordagem consciente e orientada
para objetivos na integração de tecnologias educacionais. Nesse sentido, a reflexão crítica sobre o uso dessas
ferramentas torna-se crucial para promover uma educação que verdadeiramente estimule a criatividade e o pensamento
crítico dos estudantes. Dessa forma, os resultados apontam que o uso de tecnologia e REA na educação tem se tornado
uma tendência significativa, com o potencial de aprimorar a qualidade do ensino, a acessibilidade e a personalização
da aprendizagem, fornecendo insights valiosos para educadores e gestores escolares, com o objetivo de promover uma
educação de maior qualidade e acessibilidade por meio da gestão estratégica de Recursos Educacionais Abertos na era
da Pedagogia Digital.