Abstract:
Em vista da ampla discussão a respeito da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular e do Plano Educacional Individualizado – PEI como instrumento legal e pedagógico que contribui para a inclusão desse alunado, questionou-se quais são os desafios que fazem parte da implementação do PEI para a aprendizagem dos estudantes com TEA no ensino fundamental em uma escola municipal de São Luís, Maranhão? Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa (GIL, 2022), com participação de cinco professoras atuantes do 6º ao 9ª do ensino fundamental. Os objetivos deste estudo se concentram, de forma geral, em identificar as principais dificuldades enfrentadas na aplicação do PEI no processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA; de forma específica, conceituar o que é o PEI; coletar as percepções das professoras para apresentar estratégias que aprimorem a aprendizagem dos alunos com TEA no ensino regular. Dessa forma, concluiu-se que urge a necessidade de apoio da gestão escolar e da família dos alunos, formação continuada e interesse dos professores para tal, recursos e a presença de profissionais especializados em sala de aula junto ao professor, como o tutor.