Abstract:
A alimentação é fator primordial na rotina diária das pessoas. As refeições
realizadas fora de casa vêm crescendo significativamente e têm contribuído para o
aumento dos estabelecimentos que produzem refeições prontas, incluindo as
Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). Nestas, a atuação do nutricionista
torna-se essencial para que se garanta ao cliente a satisfação de um serviço de
alimentação de qualidade. Este estudo tem como objetivo analisar a satisfação dos
comensais de uma UAN hospitalar de São Luís-MA. A pesquisa foi feita através de
questionário autoexplicativo validado pela UAN. Os dados obtidos dos questionários
foram inseridos e analisados em planilhas e do Microsoft Excel versão 2010, para
análise estatística dos resultados, que apresentaram prevalência de satisfação maior
que 50% para todos os critérios abordados, porém o índice de participação foi
considerado baixo. Deste modo sugere-se à UAN a elaboração de estratégias que
incentivem a participação dos clientes à pesquisa de satisfação, pois esta se torna
importante para que se conheça o seu grau de satisfação e possibilite o atendimento
às suas necessidades mais iminentes, de modo a acarretar a melhoria dos serviços
e produtos oferecidos nas UAN.