Abstract:
Trata-se se um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo, cujo objetivo é traçar o
perfil da clientela atendida e do próprio funcionamento do serviço de Reabilitação
Profissional de uma Agência da Previdência Social pertencente a Gerência
Executiva de São Luís-MA. Foram utilizados como base de dados os prontuários de
atendimento do setor referentes aos segurados encaminhados ao Programa de
Reabilitação Profissional de janeiro a dezembro de 2011. De um total de 143 clientes
referenciados ao serviço, 96 foram atendidos através da Avaliação Conjunta pelo
Perito Médico Previdenciário e o Responsável pela Orientação Profissional, dos
quais 76 foram considerados elegíveis para cumprimento do programa. Destes 76
segurados, 18 tiveram conclusão do processo ainda em 2011, sendo 9 com retorno
ao trabalho, e 58 permaneciam no programa ao final do ano. O Índice de Segurado
Reabilitado para o serviço avaliado foi de 23,7%, ficando em nível de atenção com
relação aos parâmetros de avaliação institucional e que requer estudo mais
aprofundado sobre as causas do baixo índice verificado. Com relação a
caracterização dos trabalhadores atendidos, houve predomínio de homens, com
vínculo empregatício registrado, que exercem atividades que exigem esforço físico
e/ou posições viciosas e adoeceram de patologias do sistema osteomuscular. A
escolaridade e a faixa etária encontrada foram acima das verificadas em outros
estudos. Ressaltam-se ainda os índices favoráveis de encaminhamento da perícia
médica ao serviço de Reabilitação Profissional. Conclui-se pela importância dos
dados obtidos para elaboração de instrumentos de gestão no setor, para melhoria
dos índices verificados.