Abstract:
Nas empresas de pequeno e médio porte ainda predomina a cultura de que os
processos administrativos devem ser gerenciadospor conhecimentos
empíricos, não sendo necessária a realização do planejamento estratégico nas
organizações. É por essa razão que a maiorias das empresas decreta morte
prematura em menos de um ano. O processo de planejamento é umas das
principais e importantes ferramentas de gestão que auxilia uma empresa na
tomada de decisão e norteia o gestor a ter uma percepção mais ampla do
processo administrativo, e deve ser realizada de forma contínua por todo e
qualquer tipo de organização seja de grande, médio ou pequeno porte.O
presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma um modelo de
elaboração de planejamento estratégico em uma empresa de curso
profissionalizante. Diante do diagnostico realizado, observou-se que a empresa
não utiliza a ferramenta de planejamento estratégica, mas reconhece a
importância do seu uso. Para tal propósito, realizou-se uma entrevista com o
proprietário no intuito de detectar ométodo mais apropriado para o caso. Para
facilitar o entendimento do processo de planejamento estratégico, foram
estudados os seguintes autores: Oliveira (2004), Pereira (2010), Almeida
(2001) e Stoner e Freeman (1994). A proposta foi formatada envolvendo teorias
básicas sobre planejamento estratégico e assuntos organizacionais inerentes à
empresa. Conclui-se que o planejamento estratégico é uma ferramenta de
gestão que poderá auxiliar na tomada de decisão e proporcionar diferencial
competitivoempresa no mercado.