Abstract:
A presente pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica qualitativa e tem por
finalidade conduzir a uma reflexão acerca da didática em uma perspectiva histórica,
com vistas a explicitar as contribuições desta área do conhecimento para a
formação, identidade e docência do professor do ensino superior. Para tanto, busca-
se embasamento teórico em uma literatura especializada, examinando-se o que de
mais relevante foi publicado sobre a temática. Além disso, delimita-se o tema em seu
aspecto temporal, considerando-se o período compreendido entre 1970 a 1990, mas
sendo considerados também alguns fatos históricos anteriores e posteriores a esse
período como forma de contextualizar o trabalho ora apresentado. Inicialmente, são
apresentados os dados de identificação da pesquisa, sua justificativa, a metodologia
e a revisão da literatura utilizada. Em seguida, um breve retrospecto histórico da
didática, enfatizando sua gênese, seu ressurgimento no século XVII, com as
grandes contribuições de notáveis pensadores da época, bem como breves
considerações acerca da didática no Brasil, anterior a década de 70. Seguindo esse
percurso, a didática no Brasil, da década de 70 até os movimentos atuais, passa a
ser o foco da pesquisa. Entre outras questões, apresenta-se as mais diferentes
concepções sobre a didática existentes no período delimitado. Parte principal do
trabalho, a didática e o professor do ensino superior, faz referência as contribuições
que a didática, ao longo do tempo, tem dado a formação, identidade e docência
deste profissional. Por fim, são feitas as considerações finais para as quais a
pesquisa direcionou, apontando novas possibilidades de outras reflexões e
pesquisas.