DSpace Repository

REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: contribuições para a formação, identidade e docência do professor do ensino superior

Show simple item record

dc.contributor.author JESUS, FERNANDO CÉSAR MORAES DE
dc.contributor.author SILVA, GEANE LIMA DA
dc.contributor.author ARAÚJO, JONAS MOURA DE
dc.date.accessioned 2023-06-12T17:11:50Z
dc.date.available 2023-06-12T17:11:50Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://localhost/jspui/handle/123456789/965
dc.description.abstract A presente pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica qualitativa e tem por finalidade conduzir a uma reflexão acerca da didática em uma perspectiva histórica, com vistas a explicitar as contribuições desta área do conhecimento para a formação, identidade e docência do professor do ensino superior. Para tanto, busca- se embasamento teórico em uma literatura especializada, examinando-se o que de mais relevante foi publicado sobre a temática. Além disso, delimita-se o tema em seu aspecto temporal, considerando-se o período compreendido entre 1970 a 1990, mas sendo considerados também alguns fatos históricos anteriores e posteriores a esse período como forma de contextualizar o trabalho ora apresentado. Inicialmente, são apresentados os dados de identificação da pesquisa, sua justificativa, a metodologia e a revisão da literatura utilizada. Em seguida, um breve retrospecto histórico da didática, enfatizando sua gênese, seu ressurgimento no século XVII, com as grandes contribuições de notáveis pensadores da época, bem como breves considerações acerca da didática no Brasil, anterior a década de 70. Seguindo esse percurso, a didática no Brasil, da década de 70 até os movimentos atuais, passa a ser o foco da pesquisa. Entre outras questões, apresenta-se as mais diferentes concepções sobre a didática existentes no período delimitado. Parte principal do trabalho, a didática e o professor do ensino superior, faz referência as contribuições que a didática, ao longo do tempo, tem dado a formação, identidade e docência deste profissional. Por fim, são feitas as considerações finais para as quais a pesquisa direcionou, apontando novas possibilidades de outras reflexões e pesquisas. pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.title REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: contribuições para a formação, identidade e docência do professor do ensino superior pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account